Acesso à internet pelo celular dispara 227% no Brasil

A Huawei Technologies Co Ltd. juntamente com a Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, divulgou hoje o terceiro “Balanço Huawei da Banda Larga Móvel”. Esta edição apresenta dados consolidados referentes a 2009, além de revisar as previsões até 2014. Seguem alguns dos principais destaques:

• O acesso à internet com banda larga móvel cresceu 227% em 2009. É o serviço de maior crescimento no país.

• O Brasil é líder em acessos de banda larga móvel na América Latina. Foram 3,6 acessos por 100 habitantes.

• Adição líquida de 3,5 milhões de acessos, sendo que celulares representam 94% deste total.

• Em dezembro de 2009, as operadoras móveis já haviam atingido a meta de cobertura nacional estabelecida pela Anatel para 2012. 75,9% dos municípios com mais de 50 mil habitantes já tem o serviço disponível, e a expectativa é atender cidades com menos de 30 mil habitantes a partir de abril de 2012. 

• Smartphones devem tornar-se o principal dispositivo de acesso à internet, superando o PC. Em 2009, 15% dos telefones celulares vendidos no mundo eram smartphones. No Brasil, com a queda constante nos preços, estima-se que este tipo de terminal avance no mercado de middle end, além de fortalecer-se em high end.

 Para a Huawei, um dos principais atrativos para o aumento na adesão ao serviço é o acesso a terminais 3G. A queda no preço do terminal e as alternativas oferecidas pelas operadoras para planos de dados foram fundamentais para a expansão do uso registrada pelo estudo. 

AdNews

Deixe um comentário